Entendendo a margem de contribuição
19 de novembro de 2021Reflexões para tomada de ações estratégicas
6 de dezembro de 2022Toda empresa ou negócio precisa geral FATURAMENTO sadio, controlar e cortar CUSTOS e maximizar o LUCRO!
Para que isto ocorra e fundamental que seja implementado três tipos de planejamento.
O primeiro é o Planejamento FINANCEIRO, com foco na contabilidade gerencial para USO INTERNO dos gestores, através do custeio dos custos variáveis e margem de contribuição unitária dos produtos ou serviços que compõem o “core business” da empresa. Observe que é diferente da contabilidade contábil que não é uma ciência exata devido a variável patrimonial. Neste Planejamento financeiro é fundamental a estruturação de um orçamento base zero, OBZ, com foco no corte e controle das prioridades para pagamentos dos custos e despesas. Posteriormente é realizada a Eficiência Financeira, que vai medir a capacidade da empresa de pagar os seus custos, despesas e gerar lucro líquido sobre a receite liquida e rentabilidade.
O segundo é o Planejamento ESTRATÉGICO associado ao Balanced Score Card, podendo ser estruturado em corporativo ou competitivo, com a definição de objetivos alinhados e atrelados aos gestores responsáveis e que possam gerar retorno financeiro superior à média do segmento e/ou concorrentes.
O terceiro é o Planejamento da QUALIDADE e MARKETING com a definição e elaboração dos processos internos, com suas entradas, saídas e gestores responsáveis e que resultem na gestão do comprar bem, produzir bem e vender bem. O processo de marketing deve ser forte e inteligente para gerar penetração no mercado, obtenção de novos clientes e manutenção dos clientes atuais.